About this blog

Somos de um tempo de ida, de conquista de espaço, de abertura de mente. Mas é fato que a maturidade chega de mansinho num tempo de volta, volta à verdade bíblica, volta à verdadeira feminilidade que retorna pra casa, onde se formam os valores e as virtudes.

Que possamos ter uma boa viagem!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ATÉ SER CRISTO FORMADO EM VÓS

É atribuída as mulheres a capacidade de gerar filhos. Mas será que o privilégio de parir é legado só a elas? Biologicamente sim! Espiritualmente, não! Todo cristão genuíno após nascer de novo, recebe um útero espiritual. Deus lhes concede a capacidade de parir filhos. Em gálatas 4.19 o apóstolo Paulo utiliza a metáfora de conceber filhos para descrever sua relação com os convertidos gálatas. Na tentativa de expressar seus sentimentos e persuadi-los, ele se refere aos gálatas como meus filhos (no original criancinhas). O texto segue abrindo janelas para que enxerguemos o relacionamento entre o apóstolo e aqueles filhos espirituais. Foi uma relação construída no cenário de sofrimento e cooperação v.13-15. Entretanto, essa relação parece estar sendo ameaçada pelos judaizantes (grupo que não acreditava na suficiência da cruz de Cristo para salvação). No verso 11 Paulo registra sua angustia, "materna", em pensar que pode ter trabalhado em vão. Ou não é esse o sentimento que muitas vezes pais, líderes, discipuladores sentem quando os filhos entram na adolescência espiritual ou biológica? Por vezes o que ensinamos em meio a tanto sofrimento, e intempéries parece que não surtiu efeito.

Algumas perguntas nos inquietam nesse carta de Paulo aos gálatas: Como os judaizantes com caráter e ensino fraco conseguiram influenciar os gálatas a ponto deles, serem seduzidos a abandonarem os rudimentos da fé? Como a mídia recheada de veneno pode influenciar mais do que o incomparável ensino das Escrituras? Por que nossos filhos vivem nesse entorpecimento, seduzidos, capturados. Contudo, infelizmente isso acontece nas melhores famílias de Parnamirim. A influência é inerente ao ser humano desde o Éden. Todavia com amor e ardor devemos ensinar de novo. Penso que parir filhos saudáveis é um processo diário. Afinal, o caminho da cruz deve ser continuamente ensinado e regado com oração. Já que não há outra maneira de formar alguém senão pelo sofrimento. Precisamos clamar como Paulo: Meus filhos, por quem de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós. O Verbo formar evoca esforço contínuo. Há muitas dores de parto a serem sentidas ainda. Essas dores são únicas e intransferíveis. Vocês sabem a que me refiro.

Então, pais biológicos e espirituais, orem, ensinem, disciplinem, jejuem, escrevam cartas como fez Paulo. Façam tudo o que biblicamente for correto na intenção de que seus filhos sejam advertidos acerca das intenções do mundo, da carne e do diabo que continuamente tentam dissuadi-los. Não fiquem de mãos atadas deixando que o precioso ensino que você ministra em casa, nas escolas ou em qualquer lugar seja roubado ou deformado.

As pessoas podem te ajudar antes, durante e depois do parto, mas ninguém pode ter o filho por você. Por mais íntimo que seja uma pessoa, ela não pode sentir a dor nem a alegria que você sente ao ver Cristo formando seus filhos através de você. A bíblia é a parteira que te auxiliará em todas as horas. Ela nos garante que a alegria de vê-los nascer é indizível, imensurável.

Mulheres e homens que como Paulo sentem as dores de parto. Não desistam! Afinal, essa dor só cessa na porta do céu mesmo. É lá onde o discipulado é concluído. Lá quando fitarmos a face de Cristo, quando nos mostrar a face dele desenhada em nossos filhos, ali seremos plenos. Esse dia será magnífico! Vale a pena esperá-lo. No céu nossas guerras em favor do outro serão encerradas. Cristo neles. Essa é a esperança de todo Pai e mãe verdadeiros. MAS, lembre-se do que Paulo disse: É ATÉ SER CRISTO FORMADO EM VÓS... PERSEVERE!

A Cristo a glória por esse dia!

Texto produzido pela professora Glória Oliveira por ocasião do dia das mães.

0 comentários:

Postar um comentário